top of page
  • Foto do escritorcontato50373

ABTLP e SEST SENAT realizam cerimônia de lançamento do Curso de Formação de Condutores para CVC

Atualizado: 11 de mar. de 2023

Crie um subtítulo que resuma de forma curta e atraente o seu post do blog para que seus visitantes queiram ler mais.





Aconteceu ontem (19) a cerimônia de lançamento do Curso de Formação de Condutores para Combinações de Veículos de Carga (CVC), realizado pela Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) em conjunto com o SEST SENAT, no auditório do Palácio dos Transportes, em São Paulo.


O curso tem como objetivo capacitar os motoristas profissionais a reconhecerem as diferenças de um conjunto convencional e todos os aspectos de segurança dessas composições.


No início da cerimônia, o presidente da ABTLP, José Maria Gomes, agradeceu a todos presentes e ressaltou que a entidade completa 25 anos neste ano, fazendo questão de frisar sobre a importância da iniciativa da ABTLP.


“Estamos iniciando este convênio com o SEST SENAT com a estreia deste curso que será de grande importância para os motoristas de caminhões biarticulados. Ele serve não só para quem quer iniciar, mas também para reciclagem daqueles que já dirigem e que querem aprimorar suas habilidades. Quando falamos em motoristas, vemos sempre um desafio, pois existem poucos profissionais no mercado, mas também temos um programa no SEST SENAT de captação de novos condutores, diminuindo os gaps do setor. Como entidade de classe, temos um trabalho de disseminar conhecimento aos nossos associados, e graças ao nosso trabalho temos uma legislação mais fluída. Agradeço a presença de todos e também a nossa diretoria e os nossos associados por serem tão presentes. Que tenhamos um ótimo evento.”


Na sequência, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, se encaminhou para seu discurso, cumprimentando a todos ali presentes e agradecendo a ABTLP por incentivar e por provocar o aprimoramento deste curso.


“Vir lançar este curso, em uma nova plataforma, é um motivo grande para comemorarmos. Sabemos do desafio de se capacitar a distância, mas liberaremos este curso para todas as pessoas de forma gratuita, não só do setor transportador. Nele, juntamos os especialistas da ABTLP que entendem muito de produtos perigosos, com a tecnologia do SEST SENAT, para trazer o melhor para vocês. O nosso desafio não é só atrair as pessoas para dentro do SEST SENAT, mas sim levar o SEST SENAT até as empresas. Fico feliz em estar aqui hoje para incrementar novos produtos e fortalecer o setor através da educação. Muito obrigada.”


Em seguida, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), Carlos Panzan, agradeceu a presença de todos e falou da importância desta iniciativa, que qualifica profissionais não habituados com todas as tecnologias dos novos veículos.

“Nós entendemos que precisamos qualificar esses profissionais da melhor maneira possível. Dessa maneira, quero agradecer a iniciativa da ABTLP juntamente com o SEST SENAT, que estão procurando preparar nossos motoristas. Desejo sucesso a este novo curso. Obrigado.”


Na oportunidade, o vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, parabenizou a ABTLP e o SEST SENAT pela iniciativa e enfatizou a qualidade que ambos vêm proporcionando ao transporte no país.

“Sabemos da dificuldade de fazer o transporte de produtos perigosos no Brasil, e ter uma associação como a ABTLP e empresários tão competentes, com esse nível de responsabilidade, faz com que tenhamos este curso fruto dessa parceria magnífica com SEST SENAT. Isso mostra que o setor estava certo quando lutou pelos serviços de qualificação no transporte. Parabenizo o presidente Gomes e toda diretoria da ABTLP, e o SEST SENAT, que estão aqui contribuindo muito para o setor. Grande trabalho a todos e sucesso neste curso.”


Na sequência, representando a secretária de estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Natália Resende, o senhor Heroah José Ahwener Junior, do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), afirma em seu discurso que “é um grande prazer estar aqui no lançamento deste curso. Estamos vivendo uma nova fase no estado, com a junção de novas secretarias. Essa junção nos traz alegria, pois todas contribuem muito para a melhoria das rodovias. Trago agradecimento a todos aqui pela oportunidade. Parabéns pelo curso; com certeza trará muitos avanços no transporte rodoviário de produtos perigosos.”


Após os discursos iniciais, o engenheiro Rubem Penteado de Melo iniciou sua palestra sobre a necessidade de habilidades especiais na condução de CVC.

“Agradeço o convite para participar do evento. Este curso é muito importante, e hoje vamos aqui contextualizar a importância desta iniciativa da ABTLP. Eu atuo há mais de 39 anos com carretas e estudei muito para dizer que precisamos saber conduzir com segurança. Quero parabenizar a iniciativa da ABTLP e do SEST SENAT, que fizeram acontecer essa qualificação de extrema importância para o setor.”


A head de gestão estratégica, finanças e pessoas da TransJordano, Joyce Bessa, levou o curso para dentro de sua empresa e reuniu feedback de seus motoristas profissionais para ajudar na melhoria do curso.


“Quero cumprimentar o presidente da ABTLP e todos aqui presentes e enaltecer o trabalho da Nicole à frente do SEST SENAT. Esse treinamento na prática foi testado por nós da TransJordano e é um diferencial. Ele possui tabelas, quilometragem e raio, sendo bastante completo. Para termos o nível de segurança que temos hoje, é preciso muito treinamento e muita atuação das entidades responsáveis.”


5 visualizações

Comments


bottom of page